Nesta página respondemos a questões importantes para a
compreensão do projecto Breaking Marketing and Design. Para esclarecimentos adicionais contacte-nos para
breakingmarketing@gmail.com.
O que é?
O Breaking Marketing & Design é um website que
procura posicionar-se como trend
spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de
investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao
Marketing e à Comunicação.
Como surgiu?
O “Breaking Marketing & Design – Tendências de Marketing e Comunicação”
constitui a concretização prática do trabalho de investigação levado a cabo no
contexto da unidade curricular de Projecto da Licenciatura em Ciências da Comunicação
no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. A
motivação para a execução deste projecto partiu do interesse pessoal do autor
no design como ferramenta de comunicação.
Porquê este título?
O título do website pretende fazer referência às tendências, à inovação, a
tudo quanto seja disruptivo ou “outside the box” (“breaking”), ao mesmo tempo
que refere clara e directamente as duas disciplinas que se pretende integrar
(Marketing e Design).
Marketing, Comunicação
e Design: que relação?
Trata-se de uma relação estreita, umbilical, sinergética e interdependente. É algo que a se responderá de forma menos abstracta com o decorrer das publicações.
Trata-se de uma relação estreita, umbilical, sinergética e interdependente. É algo que a se responderá de forma menos abstracta com o decorrer das publicações.
O que é uma
tendência?
Tendência refere-se a uma mudança no estilo ou nos gostos, mas também se
estende a processos emocionais e intelectuais que podem influenciar uma
quantidade significativa de pessoas e organizações.
O que é um trend spotter?
É aquele que desenvolve a actividade de trendspotting. Ou seja, de uma
forma simplificada, é quem procura obter, antecipadamente, informações sobre o
que vai ser tendência.
O que é o Design?
Perguntar o que é o Design é como perguntar por que razão o céu é azul: parece simples, mas não é fácil de explicar, apesar de todos os dias nos depararmos com ele. Quando falamos em design estamos a falar sobre a relação do Homem com tudo o que o rodeia. É forma, função, estética e, sobretudo, um processo de identificação e resolução de problemas.
Perguntar o que é o Design é como perguntar por que razão o céu é azul: parece simples, mas não é fácil de explicar, apesar de todos os dias nos depararmos com ele. Quando falamos em design estamos a falar sobre a relação do Homem com tudo o que o rodeia. É forma, função, estética e, sobretudo, um processo de identificação e resolução de problemas.
Como posso aplicar o
Design no Marketing e na Comunicação?
É uma pergunta que nunca terá uma resposta definitiva e fechada, porquanto os
processos do chamado “Design Thinking” todos os dias se deparam com novos
problemas para os quais encontram, todos os dias, novas soluções. Podemos dizer
com uma dose razoável de certeza que as aplicações do design são tão infinitas
quanto a criatividade e a evolução da Humanidade. No entanto, dentro da
temática deste website podemos falar em design aplicado ao logótipo, ao
produto, à embalagem, às formas de lançamento de novos produtos, ao ponto de
venda, ao uniforme de colaboradores, aos anúncios publicitários, ao website e
tantas outras aplicações criativas que ainda desconhecemos e que pretendemos
descobrir.
0 comentários:
Enviar um comentário