Budweiser vence a Super Bowl XLIX




aqui falámos, brevemente, do colosso que é o espaço publicitário proporcionado pela grande final da liga profissional de futebol americano. A popularidade do evento faz dele uma montra quase perfeita para lançar marcas ou reforçar a identidade das mesmas através de anúncios visualmente impressionantes ou com storylines envolventes. E dizemos “quase perfeita” porque cada 30 segundos de espaço comercial custa uns meros 4 milhões de euros.
No ano passado o anúncio da cerveja Newcastle Brown Ale foi largamente elogiado e qualificado por muitos – ainda que de forma não oficial – como o melhor da Super Bowl, apesar de nem ter passado na televisão ou durante o evento! Nesse caso particular, a grande novidade foi o engenho com que a marca contornou o dispendioso espaço publicitário e fez correr a sua campanha nas redes sociais com uma eficácia tremenda. Em 2015, regressou um clássico. E venceu.
Este ano a cerveja foi outra. Depois de, em 2014, a desconhecida Newcastle Brown Ale ter alcançado níveis de notoriedade sem precedentes, a clássica Budweiser retomou o seu lugar sob os holofotes e, provavelmente, à mesa dos americanos. O anúncio exibido na Super Bowl retoma uma história começada em 2013 e que aposta, claramente, numa estratégia emocional. No primeiro anúncio da "série”, a estrela foi um pequeno cavalo da raça escocesa Clydesdales – um dos ícones da Budweiser – e a relação com o seu tratador.



Em 2014, a marca norte-americana elevou a fasquia: juntou à história um pequeno labrador e acrescentou a hashtag #BestBuds” (“melhores amigos”, livremente traduzido). 



E foi assim que, em 2015, encontrámos “Lost Dog”, uma espécie de sequela que beneficia do efeito cumulativo das campanhas dos anos anteriores. Este ano, a banda sonora também veio da escócia e “I’m Gonna Be (500 miles)”, dos The Proclaimers, foi retirado do fundo do baú da década de 80’ directamente para a ribalta. “Lost Dog” foi considerado o melhor anúncio da Super Bowl 2015, segundo o AdMeter do jornal USA Today.



A Anomaly, agência responsável por esta trilogia, impactou, imediatamente, a audiência quando exibiu o anúncio no segundo tempo da Super Bowl e conseguiu, ainda, obter um extraordinário efeito de ressonância nas redes sociais, com mais de 27 milhões de visualizações à data da publicação deste texto. Afinal, já se sabe, nada tem maior efeito viral que animais ternurentos e as suas surpreendentes façanhas.

Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Acerca do projecto

O Breaking Marketing & Design é um website que procura posicionar-se como trend spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação.

Acerca dos autores

Criação e coordenação:
Apoio:

Contactos

breakingmarketing@gmail.com
facebook.com/breakingmarketing