Uma garrafa com temporizador





















A Ogilvy Paris desenvolveu uma garrafa de água inovadora. Ou melhor, uma tampa inovadora. A invenção - criada a pedido da marca francesa de água engarrafada Vittel - consiste numa tampa que quando é roscada acciona um temporizador. Finalizada a contagem decrescente, a tampa exibe uma bandeira vermelha que pretende relembrar as pessoas que devem hidratar-se.
Facto: 80% das pessoas, simplesmente, esquecem-se de beber água. Naturalmente, todos nós bebemos quando sentimos sede, porém poucos de nós bebem os aconselhados oitos copos diários. Com a chegada do Verão ao hemisfério norte, este dispositivo poderá ser uma forma cativante de incutir hábitos de hidratação saudáveis. Cada vez que abrimos e voltamos a fechar a garrafa, reactivamos o mecanismo e a contagem recomeça até à próxima notificação.
Algumas das críticas reiteradas incluem a fragilidade da dita bandeira, a ineficácia do sistema quando a garrafa está fora do campo de visão ou a irritação causada por um dispositivo que nos diz quando devemos beber, tenhamos sede ou não. Fragilidades à parte, este é, contudo, um conceito que usa o design na sua vertente estética e funcional de forma engenhosa. A Vittel não comercializa em Portugal pelo que, para os portugueses mais desidratados, fica, apenas, a sugestão da ideia e o lembrete da importância dos bons hábitos de hidratação.

Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados

1 comentários:

 

Acerca do projecto

O Breaking Marketing & Design é um website que procura posicionar-se como trend spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação.

Acerca dos autores

Criação e coordenação:
Apoio:

Contactos

breakingmarketing@gmail.com
facebook.com/breakingmarketing