Já são conhecidos os vencedores dos Facebook Studio
Awards 2014. Os prémios criados há três anos pela própria rede social procuram
galardoar as melhores campanhas de marketing criadas para o Facebook. Os
prémios estão divididos em quatro categorias: os habituais Bronze, Prata e Ouro
e o Blue Award, a mais alta das distinções.
Este ano o Blue Award foi atribuído à agência Droga5 pelo trabalho realizado
para a Heineken USA. A campanha “If We Made It” transformou as limitações
orçamentais da cerveja Newcastle Brown Ale num sucesso retumbante. O conceito
gira em redor de uma paródia aos anúncios megalómanos que vão para o ar durante
a Super Bowl, o evento desportivo com mais cobertura mediática nos EUA. A
competição entre marcas e agências por breves segundos no horário da final da
liga de futebol americano justifica-se pela grande visibilidade do evento que
impulsionou, por exemplo, a Apple de Steve Jobs com o anúncio “1984”. A agência
Droga5 decidiu, então, criar um conjunto de anúncios onde apresenta o storyboard, as reuniões de grupo e cenas
de bastidores do anúncio
ridiculamente caro que teria feito, caso tivesse orçamento para tal. A actriz Anna
Kendrick – actriz nomeada para um Óscar da Academia – e a lenda do futebol
americano Keyshawn Johnson juntaram-se à paródia, numa campanha
integrada que resultou no maior sucesso publicitário da Super Bowl, sem sequer ter
sido exibida durante o tempo de antena do jogo!
O grande suporte da campanha foi, claro está, o Facebook, através do qual os
vários vídeos se tornaram virais. O viral, aliás tem-se revelado uma tendência
de marketing e é a característica comum à grande maioria dos laureados dos
Facebook Studio Awards 2014.
Confira aqui a lista de todos os vencedores e assista, abaixo, ao vídeo
sobre alguns dos detalhes da campanha vencedora “If We Made It”.
https://www.facebook-studio.com/awards/winners/2014
Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados
0 comentários:
Enviar um comentário