Caro leitor, inaugura-se o espaço dedicado aos Projectos de Investigação com a divulgação do estudo que, precisamente, alicerçou a criação do Breaking Marketing & Design. "Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação" (2014) é um estudo exploratório da minha autoria realizado no âmbito da cadeira de Projecto no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A investigação pretendeu fazer o enquadramento teórico necessário à operacionalização deste website.
Salienta-se que o documento aqui divulgado constitui, apenas, a fase preliminar de um estudo que deverá ser concluído no final do presente ano lectivo. Abaixo o caro leitor poderá consultar o Resumo/Abstract. Caso pretenda consultar o documento na íntegra é favor contactar-me para breakingmarketing@gmail.com.
Resumo
A presente investigação tem como
temática a integração de design, marketing e comunicação. Procura-se
compreender a importância da aplicação de tendências de design a estratégias de
marketing e comunicação e, com esse propósito, são definidos conceitos
importantes como tendência, coolhunting,
trendspotting e design. Estabelecem-se
noções básicas sobre a origem e difusão das tendências.
A investigação tem o objectivo de
alicerçar a criação e coordenação de um website
acerca de tendências de design aplicadas ao marketing e à comunicação. É
feita a descrição detalhada das etapas desse projecto.
Os objectivos do estudo foram
parcialmente alcançados e a investigação permanece em aberto, na medida em que
o presente documento representa, apenas, um projecto.
Palavras-chave:
tendência; design; marketing; comunicação; coolhunting;
trendspotting.
--
Abstract
The subject of this study is the integration of
design, marketing and communication. This work aims to understand the
importance of the use of design trends within the context of marketing and
communication strategies. With that purpose, it’s provided the definition of
several important concepts, such as trend, coolhunting, trendspotting and
design. Basic notions concerning the origin and spreading of trends were
established.
The research intent is to build the foundations for
the creation and coordination of a website about design trends applied to
marketing and communication strategies. The stages of that project are
thoroughly described in this paper.
The goals of this study were partially achieved and
the research remains open, as the present document is only a project.
Keywords: trend; design; marketing; communication;
coolhunting; trendspotting.
Texto: Luís Lima
Fotografia: Luís Lima
0 comentários:
Enviar um comentário