Projecto ISCSP-UL



Caro leitor, inaugura-se o espaço dedicado aos Projectos de Investigação com a divulgação do estudo que, precisamente, alicerçou a criação do Breaking Marketing & Design. "Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação" (2014) é um estudo exploratório da minha autoria realizado no âmbito da cadeira de Projecto no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A investigação pretendeu fazer o enquadramento teórico necessário à operacionalização deste website.
Salienta-se que o documento aqui divulgado constitui, apenas, a fase preliminar de um estudo que deverá ser concluído no final do presente ano lectivo. Abaixo o caro leitor poderá consultar o Resumo/Abstract. Caso pretenda consultar o documento na íntegra é favor contactar-me para breakingmarketing@gmail.com. 

Resumo

A presente investigação tem como temática a integração de design, marketing e comunicação. Procura-se compreender a importância da aplicação de tendências de design a estratégias de marketing e comunicação e, com esse propósito, são definidos conceitos importantes como tendência, coolhunting, trendspotting e design. Estabelecem-se noções básicas sobre a origem e difusão das tendências.
A investigação tem o objectivo de alicerçar a criação e coordenação de um website acerca de tendências de design aplicadas ao marketing e à comunicação. É feita a descrição detalhada das etapas desse projecto.
Os objectivos do estudo foram parcialmente alcançados e a investigação permanece em aberto, na medida em que o presente documento representa, apenas, um projecto.

Palavras-chave: tendência; design; marketing; comunicação; coolhunting; trendspotting.

--

Abstract

The subject of this study is the integration of design, marketing and communication. This work aims to understand the importance of the use of design trends within the context of marketing and communication strategies. With that purpose, it’s provided the definition of several important concepts, such as trend, coolhunting, trendspotting and design. Basic notions concerning the origin and spreading of trends were established.
The research intent is to build the foundations for the creation and coordination of a website about design trends applied to marketing and communication strategies. The stages of that project are thoroughly described in this paper.
The goals of this study were partially achieved and the research remains open, as the present document is only a project.

Keywords: trend; design; marketing; communication; coolhunting; trendspotting.

Texto: Luís Lima
Fotografia: Luís Lima

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Acerca do projecto

O Breaking Marketing & Design é um website que procura posicionar-se como trend spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação.

Acerca dos autores

Criação e coordenação:
Apoio:

Contactos

breakingmarketing@gmail.com
facebook.com/breakingmarketing