Localizada numa zona industrial de Amesterdão, a nova sede da
G-Star RAW vem agregar as suas díspares e diversas instalações num só edifício
que reflecte a identidade da marca. A interacção e o intercâmbio criativo entre
os vários departamentos foi uma das principais preocupações do conceituado
estúdio OMA, responsável pelo projecto.
O edifício de planta longitudinal tem cerca de 140 metros de comprimento,
totalizando uma área de 27 500m2. A organização do espaço baseia-se num núcleo
central destinado aos departamentos criativos da G-Star, os quais são
circundados por um anel reservado a escritórios e estruturas técnicas. A
distinção entre as duas áreas é marcada pelos materiais contrastantes.
Vidro envolve o núcleo criativo que se volta para a fachada, enquanto
escritórios e áreas técnicas se erguem em betão negro. Na área criativa
predominam os open spaces que, em
conjunto com a sucessão de pisos de pé-direito duplo e simples, proporcionam visibilidade
e um fluxo criativo entre os diversos departamentos. Uma grande área exterior
adjacente possibilita parqueamento, bem como o espaço necessário para
instalações artísticas e eventos. A entrada principal do edifício situa-se por
baixo de uma caixa de vidro extrudida do corpo principal, na qual são acolhidos
os showrooms da G-Star. Esta área do
edifício é, sobretudo, dedicada aos visitantes. A nova sede da G-Star conta,
ainda, com o chamado “RAW-space”, uma área multiusos que pode fechar-se sobre o
edifício ou abrir-se para o exterior. Esse espaço mutável está preparado para
receber produções, festas ou desfiles de moda.
Este é um exemplo de como design e arquitectura podem ajudar a exprimir a imagem e identidade de uma marca.
Este é um exemplo de como design e arquitectura podem ajudar a exprimir a imagem e identidade de uma marca.
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