As boas maneiras da Cruz Vermelha



A Cruz Vermelha polaca encontrou uma forma barata e eficaz de chamar a atenção e arrecadar donativos para as suas causas. O conceito da campanha “Very Good Manners” recorre a simples bases individuais em restaurantes aderentes para informar os comensais que, ao colocarem os talheres em forma de cruz no final da refeição – numa referência ao logótipo da organização –, será adicionada à sua conta uma doação de 1.50€. Essa quantia é, de acordo com a Cruz Vermelha, suficiente para alimentar uma criança desfavorecida.
A ideia resulta do reconhecimento generalizado e da simplicidade do design do logótipo da Cruz Vermelha. A cruz latina é fácil e intuitivamente representada pelos talheres, num gesto simbólico e sem esforço que corresponde a uma doação também ela simbólica, mas de extrema importância.


Na Polónia uma em cada quatro crianças não tem acesso regular a uma refeição quente. Desde o início da campanha a Cruz Vermelha polaca assistiu a um aumento de 65% nas doações, comparativamente aos métodos tradicionais (SMS, transferência bancária…). Todos os dias novos restaurantes voluntariam-se e, por isso, a campanha que começou em apenas quatro restaurantes de Varsóvia está agora a expandir-se a outras cidades polacas e poderá chegar a outros países europeus. Desta forma, a Cruz Vermelha espera transformar “boas maneiras” em “muito boas maneiras”, um pouco por toda a Europa.



Texto: Luís Lima
Fotografia: Direitos Reservados

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Acerca do projecto

O Breaking Marketing & Design é um website que procura posicionar-se como trend spotter, congregando notícias, entrevistas, projectos de investigação e artigos de opinião acerca de Tendências de Design aplicadas ao Marketing e à Comunicação.

Acerca dos autores

Criação e coordenação:
Apoio:

Contactos

breakingmarketing@gmail.com
facebook.com/breakingmarketing